Como certeza esta é uma dúvida que todos já tivemos. Além dos conselhos já consagrados, de que devemos escolher sempre produtos que tenham uma origem conhecida e de qualidade alguns dados são importantes. Para descobrir os seus produtos ideais, responda as seguintes perguntas:

Qual a sua idade?
As pessoas são consideradas adultas do ponto de vista fisiológico aos 19 anos se você for mulher e aos 21 se você for homem. Isto quer dizer que seu corpo está preparado para começar o processo de envelhecimento. Quando temos menos idade alguns cuidados são mais necessários. Por exemplo um shampoo para uso em crianças pode ser utilizado por adultos, mas não o inverso! Produtos para cabelos envelhecidos devem ser usados por pessoas com mais idade e devem conter ingredientes que protejam mais esses fios e que tentem, de alguma forma, rejuvenesce-los!

Seus cabelos são virgens de tratamentos químicos?
Se você tem o hábito de tingir os fios sabe que eles ficam mais ressecados do que o normal, portanto produtos que tenham a qualidade de hidratante são mais indicados. Se você quer proteger a cor dos fios deve usar produtos que possam proteger os pigmentos como filtro solar, que deve aparecer em produtos de finalização.

Seu ambiente de trabalho e de vida é muito poluído?
A poluição causa grandes danos aos fios. Partículas maiores de poluentes podem agredir as cutículas e as menores como os gases podem ressecar os fios. Desta forma, utilize produtos que façam uma boa limpeza nos fios. Penteie os cabelos ainda secos antes de lavar, e, pelo menos uma vez a cada 15 dias use um produto anti resíduo para uma limpeza mais profunda.

Qual é a temperatura média e a umidade relativa do ar onde eu moro?
Lugares secos e quentes provocam o aparecimento do frizz nos cabelos, que é causado pela eletricidade estática criada pela fricção de um fio contra o outro. Produtos que façam um filme protetor nos fios, como o silicone ou a queratina vão ajudar a manter os fios sem este problema.

Meus cabelos são cacheados?
Se os seus fios são cacheados eles devem ter cuidados especiais com relação aos produtos que você vai utilizar para lavar, condicionar e aplicar como finalizador. Tudo para manter a forma dos cachos e não ter a aparência dos cabelos achatada ou aumentada para os lados.

Meus cabelos são frágeis e quebradiços?
Além de procurar um médico para saber se você está tendo um problema de saúde que está refletindo em seu cabelo, o ideal é usar produtos que façam uma reconstrução, mesmo que temporária destes fios. Existem produtos que vão recuperar as cutículas danificadas e as pontas duplas, dando mais qualidade aos fios enquanto você cuida deles internamente.

Tenho cabelos muito ralos e oleosos?
A primeira providência é saber se este seu caso é genético, constitucional ou se é causado por alguma doença. Se for uma doença precisa ser tratada pelo médico. Mas, o mais comum é que isso seja da sua constituição. Existem produtos que cão diminuir a oleosidade e vão dar uma aparência dos fios muito finos, engrossando-os e dando volume aos seus cabelos.

Existem mesmos diferenças de tipos de shampoos?
Primeiro é importante frisar que produtos para cabelo não são todos iguais. Além da qualidade do produto existe a especificidade. Cabelos oleosos tem um tipo de tratamento, os secos outros e os considerados normais, outros. O importante é escolher o produtos certo para o seu tipo, lembrando sempre da origem e da qualidade!