A nutrologia esportiva é uma área da saúde diretamente relacionada à medicina esportiva e a nutrição. Correlacionada com a educação física e o estudo dos nutrientes, o profissional dessa especialidade sempre vai considerar alimentação como base para o esportista alcançar seus melhores resultados.

A alimentação balanceada é individualizada para cada tipo de esporte, e, por consequência, para cada tipo de esportista. Com uma dieta com nutrientes necessários para o tipo de atividade esportiva que o atleta irá praticar a produção de energia sempre ficará estável.

Por isso, a nutrologia esportiva auxilia diretamente o programa de treinamento de cada modalidade, com objetivos específicos para que cada atleta atinja a excelência em sua prática.

Atualmente, a nutrologia esportiva é considerada por pesquisadores como o segundo fator que mais influencia no desempenho do atleta. Só fica atrás do treinamento.

Além disso, a nutrologia aplicada no esporte tem alta demanda de profissionais, já que a prática esportiva e o bem-estar estão cada vez mais em alta para a população brasileira e mundial. Portanto, atuar nesse ramo se  torna tão lucrativo como prazeroso.

A Pós-Graduação em Nutrologia Esportiva da BWS

Um ponto bastante importante aqui é deixar claro que para se tornar um nutrólogo esportivo é preciso, primeiro, ser formado em medicina. Depois de se tornar médico, são várias especializações que o profissional pode escolher. E Isso se faz através de residências em hospitais ou pós-graduações.

Uma das vertentes da pós-graduação em nutrologia esportiva, é que o profissional se torna especialista em uma área que cresce cada vez mais no país. O mercado da boa alimentação é crescente e, relativamente novo, por isso há muita oferta e demanda, então essa pode ser uma boa oportunidade para decolar profissionalmente e ajudar a formar uma sociedade mais saudável. E para isso, a BWS pode te ajudar.

As pós-graduações das faculdades BWS são reconhecidas pelo MEC e pela AMB e tem excelência em ensino. Estudar com a gente será a porta de entrada para que você possa aprofundar os conhecimentos científicos e também sua prática clínica, já que o curso reúne aulas teóricas, atividade prática hospitalar e ambulatorial, além de seminários e discussão de casos clínicos.

O curso de Pós-Graduação em Nutrologia esportiva da BWS é realizado aos sábados e domingos, uma vez por mês durante um ano, coordenado pelo Dr. Carlos Alberto Werutsky. O objetivo do curso é capacitar o profissional da medicina no entendimento das relações entre alimentos, nutrientes, trabalho muscular e suas implicações para a busca do melhor desempenho esportivo. Além disso, tornar o profissional capaz de prevenir e tratar distúrbios dos nutrientes que afetam o sistema ósteo-músculo-tendíneo, que ora causam prejuízo nas performances dos atletas, ora causam distúrbios metabólicos sistêmicos que caracterizam as doenças crônico-degenerativas.

Em suma, o curso de Pós-Graduação em nutrologia esportiva da BWS vai, definitivamente, te preparar para atuar em conjunto com outros profissionais da saúde,  na melhora do desempenho do atleta e para dar a segurança necessária para uma dieta regrada e balanceada que todo esportista necessita para conseguir alcançar o máximo do seu potencial na prática esportiva.