Uma vida longa e saudável, é isso o que a maioria de nós quer, não é mesmo? Essa é a essência trazida pela Nutrologia, especialidade da medicina que estuda e avalia os nutrientes dos alimentos e suas funções no organismo.

Ademais, a Nutrologia também abrange o diagnóstico e tratamento de distúrbios nutricionais, que pela falta ou pelo excesso, provocam desequilíbrios no metabolismo, que pode levar a consequências bastante severas.

Dentre as patologias podemos destacar a hipertensão, a obesidade, o diabetes e o alto colesterol – que pode trazer novas graves consequências. E a verdade é que, apesar dos esforços, cada vez mais pessoas são acometidas pelas doenças da má alimentação. Por isso a figura do Nutrólogo nunca se fez tão importante como nos dias de hoje.

Quando falamos em Nutrologia Esportiva, o cenário é ainda mais delicado. Não só porque atletas precisam de energia para aguentar a maratona e garantir o bom desempenho, mas porque a prática diária de exercícios de forma excessiva e exaustiva, pode causar várias reações como: hipoglicemia, desidratação, fadiga. Por isso é importante que estejam bem nutridos.

Aliás, se alimentar de forma correta é tão imprescindível para este seleto grupo, que muitos clubes mantêm seus próprios chefs de cozinha, nutricionistas e nutrólogos.

Mas, afinal, quais são os benefícios da nutrologia esportiva para o paciente?

Como brevemente citado anteriormente, para o paciente, o acompanhamento da alimentação é necessário para que ele possa ter melhor performance. Já dizia o provérbio: “saco vazio não para em pé”, e se me permite completar, “cheio demais também não dobra”.

Equilíbrio é a palavra de ordem. E esse é apenas um dos benefícios da Nutrologia Esportiva.

E quais são os outros?

  • Mantém a produção de energia estável e suficiente
  • Melhora o aproveitamento da energia gerada
  • Provê condições para alcançar os resultados esperados
  • Aumenta os níveis de rendimento
  • Melhora a capacidade funcional de todo o corpo
  • Protege contra o estresse causado pelos exercícios
  • Auxilia na reestruturação muscular

A nutrologia esportiva adapta a alimentação de acordo com a modalidade praticada. É por isso que os esportistas precisam de um profissional apto para orientar sobre o que consumir ou deixar de consumir.

Aqui também vale lembrar que a alimentação anda de mãos dadas com a regularização do sono. Sim! A restrição do sono também causa desgaste físico e mental, fomentando o estresse e baixando a imunidade.

É de extrema importância que nenhum dos pilares seja negligenciado, caso contrário, de nada adiantará o trabalho em qualquer que seja a esfera.

Se interessou? Saiba que essa é uma boa hora para investir nessa especialização, ter uma carreira próspera e ajudar os atletas a superarem desafios para vencer – sempre com responsabilidade, eficácia e ciência.

Seja um Nutrólogo

Conte com a BWS para fazer carreira com você. Somos uma instituição de pós graduação para médicos no Brasil e oferecemos novos cursos, reconhecidos pelo MEC  e pela AMB, para que médicos possam atuar em outras áreas da saúde, como a Nutrologia Esportiva.

Possuímos infraestrutura de ponta e nosso corpo docente é formado por mestres e doutores. Gostou? Confira nosso site e saiba mais.