O profissional de Nutrologia estuda a atuação dos nutrientes no organismo. Ele é responsável por ajudar na prevenção ou por diagnosticar patologias causadas por uma alimentação incorreta. Por isso, tem um amplo escopo de trabalho. Mas você sabe onde um nutrólogo trabalha?

Embora seja uma especialidade relativamente recente, a Nutrologia é cada vez mais necessária, já que as patologias alimentares continuam aumentando. Com elas, a criação de políticas de combate às epidemias de obesidade, hipertensão e diabetes também aumentou. Continue a leitura e descubra onde um nutrólogo trabalha.

Atendimento ambulatorial

No consultório ou ambulatório, o nutrólogo trabalha com atendimento de diversas patologias:

Obesidade

Embora as pessoas andem cada vez mais preocupadas com o que comem, os casos de distúrbios alimentares continuam aumentando. A obesidade atinge a 18,9% da população com mais de 18 anos das capitais brasileiras. Resumindo, 1 a cada 5 indivíduos que vivem nos grandes centros é obeso.

O nutrólogo faz o diagnóstico de obesidade usando o cálculo de IMC. Quando o resultado é maior que 40, comprova-se que o indivíduo sofre da patologia.i

Internação hospitalar

Nesse caso, o profissional age readequando a alimentação de pacientes pós-internação hospitalar. O enfoque é oferecer mais qualidade de vida ao indivíduo e recuperar nutrientes e massa muscular.

Perda de massa muscular

Após uma patologia ou tempo de internação, é normal que haja perda de massa muscular. Afinal, as atividades comuns do dia a dia foram comprometidas por muitas horas de repouso. No entanto, essa redução pode se revertida por meio dos alimentos corretos.

Muitos nutrientes estimulam o aumento da massa muscular. As novas refeições devem distribuir corretamente proteínas, fibras e carboidratos.

Oncologia

Com pacientes oncológicos, o nutrólogo trabalha com a equipe multidisciplinar de terapia nutricional (EMTN). Esse público geralmente tem uma redução importante do apetite, além de alterações do paladar, náuseas, vômitos e perda de peso acentuada.
Aqui, o nutrólogo trabalha promovendo ganho de peso e recuperação do estado nutricional, fatores fundamentais para o bom andamento do tratamento oncológico.

Atendimento hospitalar

Em hospitais, o nutrólogo é responsável pela nutrição dos pacientes que não podem ou não conseguem se alimentar pela boca. Ele cuida dos pacientes internados que se encontram em terapia nutricional enteral (por sonda) ou parenteral (intravenosa).

Frequentemente, o médico utiliza suplementos para aumentar o aporte nutricional, que vai corrigir ou evitar carências nutricionais.

Casa de repouso ou home care

Na casa de repouso ou no atendimento domiciliar, o nutrólogo atende de forma parecida. Nesses casos, ele lida com pacientes que não têm condições de sair de suas residências.

Uso de suplementação e terapias nutricionais enteral e parenteral são tarefas comuns nesse tipo de trabalho.

Como você viu, são muitos os locais onde um nutrólogo trabalha. Em um país de alta demanda e pouca oferta como o Brasil, a profissão caminha para se consolidar em estabelecimentos público e privados.

Portanto, se você se interessa por uma especialidade onde possa ajudar um público bem vasto, a Nutrologia é uma excelente opção.