Para quem se formou em Medicina, uma especialização é um requisito importante para o mercado de trabalho. Além de dar uma orientação à carreira, esse tipo de curso oferece ao profissional os conhecimentos necessários para se aprofundar em uma determinada especialidade e prestar a prova de título da especialidade médica escolhida. E se você procura por uma área com poucos profissionais e uma boa demanda de clientes, a pós-graduação em Nutrologia é uma excelente escolha.

Portanto, se você está interessado em começar uma especialização, mas ainda não sabe qual é a ideal para você, continue a leitura e saiba mais sobre a pós-graduação em Nutrologia:

O que é Nutrologia?

É a área da Medicina que estuda os benefícios e malefícios dos alimentos no organismo humano. Tem como objetivos:

  • orientar pacientes sobre os benefícios e malefícios de determinados nutrientes, para que faça escolhas conscientes;
  • auxiliar na manutenção da saúde por meio dos alimentos;
  • diagnosticar e tratar patologias nutricionais;
  • identificar possíveis erros alimentares;
  • equilibrar taxas de nutrientes no corpo;
  • reduzir risco de patologias.

O nutrólogo orienta o paciente sobre a importância da informação nutricional (ou seja, de saber o que está consumindo) e do seu comportamento alimentar (alimentos consumidos ao longo do dia e intervalos entre as refeições). Por isso, o trabalho é essencial em um país como o Brasil, que sofre com patologias causadas por transtornos alimentares:

Como você viu, embora o brasileiro esteja cada vez mais interessado em uma reeducação alimentar, os números com patologias relacionadas à alimentação são altíssimos. Pior: não param de crescer.

Por isso mesmo, a Nutrologia é um segmento tão importante para prevenir esse tipo de transtorno. Além disso, o nutrólogo é o profissional que pode diagnosticar e tratar distúrbios alimentares. Por fim, é o único que receita remédios, diferentemente do que ocorre com nutricionistas.

Como se especializar em Nutrologia?

Em geral, as residências médicas contam com duas vagas para cada programa disponível aos médicos que querem seguir a especialidade. Para você ter uma ideia, em todo o Brasil é possível dizer que não passam de 20 o número de vagas voltadas para Nutrlogia. A vantagem é que o médico recebe uma bolsa  para atuar em período integral.

Porém, a pós-graduação em Nutrologia atrai mais os médicos com interesse na área, pois os programas permitem conciliar o trabalho externo com os estudos. Neste caso, ao contrário da residência, é necessário fazer o investimento no curso.

Onde fazer uma pós-graduação em Nutrologia?

Você gostou da pós-graduação em Nutrologia e quer saber onde estudá-la? No Brasil, as 3 principais instituições de ensino superior que contam com o curso são:

  • Unifesp: a Unifesp conta com uma pós-graduação e especificações sobre o curso no site, mas não há datas ou informações sobre novas vagas;
  • USP: o curso da USP exige que o profissional estude em tempo integral de segunda a sexta, e inclui aulas também nas manhãs de sábado. As inscrições já estão encerradas;
  • BWS: a pós-graduação em Nutrologia da BWS oferece aulas apenas um fim de semana por mês (sexta, sábado e domingo) sem comprometer a qualidade do curso. Sua grade curricular é bem completa e conta com um corpo docente especializado.

Como você viu, as taxas de patologias alimentares são altíssimas. Portanto, a sociedade precisa de nutrólogos atuando com outros profissionais de saúde para uma reeducação alimentar voltada para a qualidade de vida. Porém, para atuar nesse segmento é essencial passar por uma pós-graduação em Nutrologia.

Se você está abrindo seu consultório ou já tem uma clientela fixa e não quer estudar em período integral, a pós-graduação em Nutrologia da BWS é a escolha perfeita para você! Em um fim de semana por mês, você tem à disposição um corpo docente formado por mestres e doutores, uma infraestrutura de ponta e uma grade curricular atualizada.

Além disso, a BWS conta com o apoio da equipe científica da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN). Saiba mais sobre o curso e faça sua inscrição!